Apresentação As avaliações
Como funciona Os encontros presenciais
Comunicação entre professor, aluno e tutor Cronograma de Encontros Presenciais
As disciplinas Cronograma de Avaliações
O papel do professor Cronograma de Capacitação
O papel do tutor Contatos

O PAPEL DO TUTOR

O tutor é o auxiliar do professor e trabalha sob a sua supervisão. Ele não será responsável pelo planejamento da disciplina que acompanha e não definirá os conteúdos a serem trabalhados, embora contribua com esses processos. Seu papel, portanto, não se confunde com o do professor.

Seu principal objetivo é a promoção e facilitação da aprendizagem, e, para isso, deverá fazer com que o aluno sinta-se constantemente acompanhado e assistido, no sentido de apoiá-lo na construção de sua autonomia. O tutor constitui-se no vínculo tangível entre material didático, professor e o sistema como um todo.

Com formação no curso em que atua, é ele quem põe em prática a proposta do professor. Sob orientação do mesmo, orienta a atividade e as provas, participa dos fóruns, responde as perguntas e dúvidas dos alunos e orienta os estudos, tanto presencialmente, como por telefone nos plantões semanais.

Além dessas atividades, o tutor faz as oficinas nos encontros presenciais, oportunidade de relevância para motivação dos estudos.

O tutor atua como mediador no processo ensino-aprendizagem, oferecendo, na medida do possível, tratamento individualizado aos alunos, seja na modalidade presencial e/ou mediado pelo uso das tecnologias da informação e comunicação.